Thursday, March 16, 2006

DÉLIO NOBRE SANTOS

Passados que são 29 anos do falecimento daquele que foi, durante muitos anos, o Presidente do Ramo KOOT HOOMI, e dados os laços profundos que existem entre a Teosofia em Portugal e o Centro Internacional Teosófico de Naarden, na Holanda, pareceu-nos útil incluir aqui um texto de Délio Nobre Santos precisamente comemorando o JUBILEU dos 75 anos daquele Centro, em 1975. Este texto foi publicado na Revista Osiris, número 171 de Julho, Agosto e Setembro de 1975.

"O Jubileu da Fundação do Centro de Huizen (NAARDEN)"

Todo o Teósofo que entra na Sociedade Teosófica como membro, deve, obviamente, ter uma clara consciência dos seus Objectivos e da Natureza Internacional desta Sociedade.

A Sociedade Teosófica foi fundada para marcar bem vincadamente o PRINCíPIO DA FRATERNIDADE DA VIDA, sem distinções, não só entre os homens, mas também a vida como REALIDADE animando o UNIVERSO nas suas múltiplas manifestações.

Mas o Teósofo não deve perder de vista o segundo e o terceiro Objectivos da Sociedade, embora estes não sejam obrigatórios.

Ora, é na combinação destes dois elementos - o de uma sociedade amplamente aberta e verdadeiramente ecuménica, em função do Princípio da Fraternidade, e o de um apelo místico e gnóstico - que o Candidato será levado ao Caminho do Discipulado e que teremos que dimensionar a Sociedade Teosófica, que alguns pioneiros, chefiados pelo Coronel Olcott e por Madame H.P. Blavatsky, fundaram em 1875 em Nova Iorque.

E assim se explica que na Sociedade Teosófica como tal,
onde o espírito da Liberdade e o de Fraternidade não podem, jamais, sofrer a mínima constestação, existam, num convívio íntimo com as Secções Nacionais, Centros Teosóficos. A finalidade destes Centros consiste em dar plena satisfacção e realidade aquele aspecto espiritual e místico ja referido, que, para alguns dos seus membros, é indispensável.

Esses Centros são focos de grandes Forças Espirituais, onde os homens tendem a elevar-se até Deus e onde Deus, utilizando os canais construídos neles, derrama a Sua Bênção sobre o mundo inteiro.

Poderíamos citar, a título de exemplo, alguns Centros conhecidos dos Teósofos Portugueses:

O Centro de Adyar, na INDIA;
O Centro de Sidney (o "Manor",) na Austrália;
O Centro de Huuizen (Naarden), na Holanda;
O Centro de Camberley (Tekels Park), em Inglaterra;
O Centro Olcott, nos Estados Unidos;
O Centro "Pitágoras" e o Centro "Raja", em São Paulo, no Brasil.

Quem conhece a atmosfera espiritual de qualquer desses Centros, sabe que cada um tem a sua característica especial.

O Centro de Huizen (Naarden), consagrado ao trabalho do Grande Chohan do Sétimo Raio, é um dos mais importantes Centro Teosóficos do mundo.O seu Jubileu, como Centro Internacional Teosófico, foi comemorado de 18 a 25 de Julho de 1975.

Rukmini Devi Arundale, Chefe do Centro, presidiu a todas as cerimónias e a Secção Portuguesa esteve também ali representada durante esses período.

Uma das cerimónias mais impressionantes para aqueles que tiveram o privilégio de tomar parte no Jubileu, foi A PRECE DAS GRANDES RELIGIÕES. Rukmini começou por recitar a PRECE DO HINDUíSMO; seguiram-se-lhe as PRECES da RELIGIÃO PARSI, da RELIGIâO HEBRAICA, da RELIGIÃO MUÇULMANA, da RELIGIÃO BUDISTA, e, por fim, a da RELIGIÃO CRISTÃ, pronunciada pelo Bispo Brandt.

Independentemente do elevado espírito de cada uma das orações atrás referidas, o que mais nos tocou foi o sentimento de FRATERNIDADE e de profunda compreensão e respeito que se viveu quando, em sequência contínua, se recitou a PRECE HEBRAICA e a PRECE MUÇULMANA. Como a Teosofia é capaz de aproximar os povos pela Espiritualidade e pelo Amor, mesmo quando entre eles existam, porventura, antagonismos nacionais de uma gravidade extrema!

Outro aspecto das actividades da semana do Jubileu, que nos impressionou profundamente, foi a "Cerimónia das Flores" da Távola Redonda, com o "Besant Hall" repleto de comparticipantes, que assistiram ao Acto com o maior recolhimento.

Lembramo-nos de indicar, entre outras pessoas muito conhecidas no Meio Teosófico, a Vice Presidente Mundial, Miss Joy Mills e a Presidente da Federação Europeia, Mrs. Madeleine Leslie Smith.

Houve, também, além das conferências e das reuniões de Meditação, muitos grupos de estudo, colóquios, seminários, alguns dos quais foram dedicados aos problemas de protecção aos animais.

Rukmini, de uma simpatia irradiante, numa reunião com os delegados dos diferentes países do mundo, mostrou a importância da obra realizada no KALAKSHETRA, pondo em evidência a necessidade de se fazer, em cada país - não o que se faz na Índia, mas o que é peculiar à ARTE e à BELEZA de cada país, para valorizar as características que lhe são específicas. A Beleza e a Arte - disse-nos ela - são um Caminho para a Espiritualidade, tão importante como qualquer das formas mais avançadas de Yoga. O grande Artista-Criador mostra-nos sempre o Caminho que leva à UNIÃO com DEUS. O brilho e a glória da ARTE são expressões da Glória, da Graça e da LUZ maravilhosas de Deus.

E foi assim, que num dos últimos dias do Jubileu, numa reunião realizada na Big House do Centro de Huizen (Naarden), nos separámos uns dos outros num inexplicável e profundíssimo sentimento de reverência pelo CAMINHO DA ARTE - como um dos Caminhos do Ocultista.

Délio Nobre Santos

 
Quadro de Nicholas Roerich - Compassion

2 Comments:

At 8:37 PM, Blogger Misterious_Spirit said...

Um texto que testemunha os fantásticos laços de Amor e Fraternidade entre os teósofos.
De facto é verdade que cada centro tem a sua aura e alma especiais! Já estive algumas vezes no de Naarden e achei um sítio mágico,decerto um dos sítios mais incríveis em que já estive e me senti melhor!
Também noto,quando vou às jornadas ibéricas (que se realizam anualmente,na altura da Páscoa) a amizade e fraternidade entre pessoas oriundas de nações e culturas tão distintas!
A atmosfera em tais locais e acontecimentos é única e maravilhosa,proporcionando-nos uma oportunidade de crescimento e descoberta enorme!
Parabéns ao Délio Nobre Santos,um Senhor fiel aos seus principios e cheio de magia,discernimento e sabedoria!

Não posso deixar de comentar a frase "Como a Teosofia é capaz de aproximar os povos pela Espiritualidade e pelo Amor, mesmo quando entre eles existam, porventura, antagonismos nacionais de uma gravidade extrema!" que,a meu ver, é aquela que melhor expõe o teor da doutrina teosófica. A teosofia é um caminho de aprendizagem e descoberta acessivel a todos,pois destina-se ao Homem enquanto um todo;um ser que habita o Universo,e não discrimina ninguém,pois somos todos iguais!

 
At 12:06 AM, Blogger Isabel José António said...

Gostei muito da forma tão simples e autêntica como entendes o "Espírito" da Fraternidade que tentamos viver.
Obrigada pelo teu comentário! Continua sempre que quiseres, já te disse que é um grande incentivo recebermos comentários...

Isabel

 

Post a Comment

<< Home