Monday, January 23, 2006

 
"O homem morre a primeira vez quando perde o entusiasmo."

Balzac

O entusiasmo é uma virtude, ou um defeito? Hoje em dia, quando a maior parte das pessoas preferem não se empenhar em nada e considerar como "infantis" aqueles que o fazem, pareceria que o entusiasmo fosse uma emoção negativa ou desajustada, fruto, quiçá, de uma imaturidade...

Mas na sua origem etimológica, a palavra tem um significado que poderia ser traduzido livremente por "ter Deus dentro de nós"... Ou seja, trata-se de uma força, de uma energia, que nos permite encarar de forma positiva as dificuldades a vencer, os objectivos a alcançar e trabalhar por eles com toda a nossa força.

Entusiasmo pode constituir aquela parcela de diferença que faz com que alguém arregace as mangas e "meta mãos à OBRA", ou seja, passe das palavras aos ACTOS e comece a por em prática os seus ideais.

Ser optimista não é, quanto a mim, a mesma coisa que ser irrealista ou distraído. Pode-se ser optimista com o mundo como está actualmente? À primeira vista, parece que temos que ser REALISTAS, usando o nosso discernimento para enfrentar situações, dificuldades e trabalho a realizar. Mas, uma vez plantados os nossos pés na situação concreta, a única que é a nossa, para viver e actuar responsavelmente - então, devemos, com realismo de análise, adoptar uma positção "optimista"
de feitio: ou seja, encararmos o "copo meio cheio" em vez de "meio vazio".

Perante uma dificuldade, a energia fogosa do Entusiasmo é como um farol na noite acalentando os mais desencorajados e guiando o caminho.
Astrologicamente, faz-me pensar em Júpiter e Sagitário, sempre pronto a partir à descoberta e a enfrentar o desconhecido, criando "novos mundos"...

Então, para além dos "pés na terra" do realismo necessário para lidar com as situações concretas, tenhamos também a coragem de sonhar e de esticar a cabeça em direcção às nuvens... Numa atitude positiva de alegria e empenho, ponhamos o Fogo Sagrado do Entusiasmo do nosso Coração em tudo quanto fizermos!

Isabel Nobre

1 Comments:

At 3:52 PM, Blogger Unknown said...

Gostei muito da forma como defeniu "Entusiasmo".E entusiasmo rima com forca interior! bjs

 

Post a Comment

<< Home